Marco Zero de Curitiba

Curitiba tem um ponto inicial, ao menos geograficamente. Chama-se Marco Zero, o qual é uma coordenada geográfica que define o centro da cidade, e onde existe um ponto geodésico do IBGE. Esse ponto, despercebido pela maioria das pessoas, ou mesmo desconhecido, fica na praça Tiradentes. Você já deve ter passado ao lado ou talvez até esbarrado por ele. Existe também a cruz da Ordem Militar e uma placa comemorativa do aniversário de 250 anos da cidade.    Geralmente os turistas são mais curiosos e até tiram fotos nestes dois marcos.

Marco Zero

Do Marco Zero, podemos nos direcionar para onde estão cidades importantes como São Paulo, Foz do Iguaçu, Santa Catarina e Paranaguá,  é só olhar nas placas laterais.

Uma séria de detalhes, como esse mapa em bronze, é uma das coisas que vale a pena você notar na próxima vez que passar pela praça Tiradentes, em frente à catedral.

Mais um detalhe é a pedra  com o símbolo de poder da Coroa Portuguesa. A cruz, esculpida em rocha, simboliza a Ordem Militar de Cristo  que na época da colonização patrocinava atividades da  Escola de Sagres. 

No bloco de pedra existe uma placa em comemoração ao aniversário da cidade, que foi colocada em 1943.

Placa de aniversário 250 anos

Placa de Comemoração aos 250 anos de aniversário de Curitiba. 29 de março de 1943

Está escrito:

Comemoração

do 250º aniversário da fundação da vila de Curitiba (Corityba)

Este marco assinala o chão sagrado em que os pioneiros povoadores dos compos de Curitiba elegeram as primeiras autoridades públicas e fundaram a vila, sob a égide do seu patriarca o capitão-povoador Matheus Martins Leme.

1693 – 29 – 3 – 1943

 

A cruz esculpida em rocha da Ordem Militar de Cristo, era um símbolo do poder de Portugal.

Ordem Militar de Cristo era um símbolo do poder de Portugal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *